quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Psicoaromaterapia e Aromaterapia




Algumas alunas do Curso de Aromaterapia durante a festa de confraternização promovida pelo Holambras, no dia 02-11-2009. Em ordem, Guiomar Mendes, Aline Campos, Alice Macedo, Telma Insuela e Ana Passaro.

Durante os meses de outubro e novembro, freqüentei os cursos de Aromaterapia e Psicoaromaterapia ministrados pela Professora Telma Insuela. As aulas aconteceram no Holambras e foram muito interessantes.

Telma que é uma pesquisadora por formação e vocação nos ofereceu durante o curso, não só o esperado, mas informações atuais sobre a aromaterapia e sobre suas pesquisas e projetos pessoais dentro do assunto para 2010. Durante o curso tivemos a oportunidade de sentir todos os óleos essenciais estudados e esta experiência olfativa torna-se muito rica a medida que cada um percebe em si mesmo a atuação do óleo. O curso também tem uma parte prática onde aprendemos a criar bálsamos e outros produtos a partir das sinergias. Todas as informações importantes são fornecidas e estudamos a atuação dos óleos essenciais tanto na parte física quanto na psicológica do indivíduo.

“Os óleos essenciais são extratos vegetais de concentrada energia vital, ou seja, carregam a energia vibracional das plantas e uma complexa composição química, que garantem o seu efeito terapêutico como analgésico, estimulante, sedativo, anti-séptico e ainda imunoestimulante, entre outras propriedades específicas de cada um.”

( Dr. Keith Souter)

Os óleos essenciais são compostos químicos e como tal apresentam indicações e contra-indicações. Telma Insuela que já trabalha a muitos anos nesta área conduz o curso com muita dedicação e senso de responsabilidade e por isso nos oferece inclusive a parte química da Aromaterapia.

Acredito que a Psicoaromaterapia pode ser ótima aliada para todas as terapias. No caso da Arteterapia, os óleos poderão, quando bem utilizados, favorecer a entrega, estimular a criatividade, acalmar as dores emocionais, alegrar, equilibrar o cliente durante o atendimento e durante o período entre os atendimentos quando muitas vezes os momentos de incerteza, medo e tristeza parecem mais intensos.

A Psicoaromaterapia nos oferece, portanto, a possibilidade de trabalhar com mais um dos sentidos, o olfato. Ao ser inalado, o óleo essencial, terá efeito terapêutico ao penetrar os pulmões e atingir a corrente sanguínea, órgãos e tecidos, como também no nível emocional, através da ativação do sistema límbico desencadeando reações comportamentais e fisiológicas.

Indico também os perfumes criados pela Telma Insuela. Cada um possui uma finalidade além de serem experiências olfativas maravilhosas. Eles estão à venda no Armazém Holambras. Aqui no blog tem os links da Telma Insuela, da Ser Essencial (marca dos produtos criados por Telma dentro da Aromaterapia) e do Holambras.


Adorei!!!!! Obrigada... Telma Insuela, Holambras e colegas do curso!!!