sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Projeto Arteterapia na Escola.



A vontade de realizar um trabalho arteterapêutico no ambiente escolar já existia e neste ano de 2010, estando mais em contato com a coordenação da escola onde meu filho estuda, elaborei o projeto voluntário e convidei minhas companheiras de Arteterapia para um grande desafio: atendermos duas turmas de 5º ANO.
Desde junho passamos a nos reunir semanalmente, e, em julho aconteceu o nosso primeiro atendimento. O trabalho terminou, com êxito, em outubro de 2010, deixando saudade. Em breve muitas novidades serão divulgadas...e boas!!!
Todos os encontros foram elaborados a partir das informações fornecidas pela coordenação e professores, passando por três etapas: autopercepção, eu e o meu grupo, e finalmente, o grupo.
O nosso grande parceiro neste projeto experimental foi o Colégio Integral Kids. Agradecemos à TODA A EQUIPE do kids e em especial às coordenadoras Suzy e Lígia. Nosso obrigada também para Patrícia, Ana Patrícia e Leila, pela paciência e cooperação.
Por fim, nosso agradecimento aos pais e alunos, porque sem eles...nosso trabalho não aconteceria.
Certamente, este trabalho abrirá portas para os arteterapeutas, pela seriedade e amorosidade com que foi realizado.
Como coordenadora deste projeto, me sinto muito feliz e agradeço de coração minhas amigas e companheiras de trabalho: Célia Bergamasque, Cláudia Antunes, Cristiane Padin, Jeane Ribeiro e Tânia Nunes. Não foi fácil...mas conseguimos...e conseguimos com a certeza de termos realizado a nossa proposta. Sem vocês...não teria sido possível!!!
Muita paz e muita gratidão
Ps. Assim que possível alguns registros sobre este último projeto serão publicados no blog.
Ana Passaro

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Homenagem e brincadeiras


"A luz brilha onde existe amor."

"Onde existe amor, existe liberdade e alegria."
Sim, amigos, sorrir faz bem para a saúde...brincar faz parte da vida...e aqui não pode faltar a prova disto.
Companheiras de Arteterapia e amigas, Cláudia Antunes e Lúcia Mendonça, merecem meu carinho e admiração.
Com Lúcia, são sempre horas e mais horas de café, filosofia, psicologia...coisas da vida...e mais café...rsrsrsrs
Com Cláudia, são confissões, muitas risadas, um chorinho básico de vez em quando...e uma explosão de boas idéias...
E nessa caminhada, vamos lutando, cada uma com suas armas, com sua beleza, seus mistérios, sua essência...
Se alguém perguntar...vocês tem algum segredo que mantenha essa luz sempre brilhando? Temos, claro, e está exatamente nesta foto...a capacidade de brincar, de sorrir, de fazer o outro sorrir, de descontrair...É o exercício do SER FELIZ!!

Beijo especial para estas duas "amigas de infância"

Ana Passaro

terça-feira, 12 de outubro de 2010

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTETERAPIA




"Com a doce, Ana Luiza Baptista, da Incorporar-te / Rio de Janeiro."


"Doris Titze, Alemanha."





"Joana Gusmão, Pós-graduanda em Arteterapia."






"Patrícia Pinna Bernardo autografando seu novo livro A Prática da Arteterapia - Volume V - A Alquimia nos contos e mitos e a Arteterapia: criatividade, transformação e individuação."


"Celeste Carneiro autografando seu novo livro Arte Neurociência e Transcendência."

"Com Lucia Mendonça e Celeste Carneiro."


"Com Carla Maciel (Coord. da Pós-graduação em Arteterapia Junguiana do IJBA) e Lucia Mendonça, artt. baiana."

Aconteceu na UNIP, em São Paulo,entre os dias 8 e 11 de outubro de 2010, o IX Congresso Brasileiro de Arteterapia. Tudo foi perfeito...desde a rica e vasta programação disponível até o coffe break...maravilhoso. A AATESP está de parabéns pela brilhante organização. Parabéns também para a Aluá Eventos e sua equipe.
Com mais de 500 participantes o evento foi um sucesso e para nossa alegria tivemos a notícia de que possivelmente em 2012 a Arteterapia terá seu reconhecimento como profissão.
Particularmente, me senti muito feliz e honrada, por participar do evento e encontrar minhas "mestras" e autoras de tantos livros sobre Arteterapia que tive o prazer de ler.
Destaque carinhoso para minhas queridas professoras, Celeste Carneiro e Patrícia Pinna Bernardo, que lançaram seus livros durante o evento, junto com outros autores. Adorei também conhecer a equipe da WAK Editora, grande colaboradora na luta pelo reconhecimento da Arteterapia, pois tem uma lista enorme de publicações na área.
Enfim...algumas fotos, a saudade e meu coração cheio de alegria.
Muita paz,

Ana Passaro

PS do coração: Duas fotos muito importantes não estão aqui, mas estão guardadas no meu coração. A que não tiramos, Patrícia, mas que tenho absoluta certeza que ainda teremos várias oportunidades. E a foto da minha amiga especial...brilhante, iluminada, animada e companheira de risos, lágrimas e projetos, Cláudia Antunes. BEIJO ESPECIAL PARA VOCÊS DUAS.