domingo, 8 de novembro de 2009

Mitologia Africana e Arteterapia - Foi maravilhoso!


Patrícia Pinna, Gracia Gonçalves, Carla Maciel, José Carlos Capinam, Lucivone Carpinteiro. A noite de lançamento do livro Mitologia Africana e Arteterapia, contou com a ilustre presença de Capinam, letrista e poeta baiano, tem músicas como Soy Loco por Ti América,Ponteio,Xote Dos Poetas, Um Dueto,Papel Machê,Te Esperei...



Patrícia Pinna e a Presidente da ASBART, Gracia Gonçalves que vem fazendo um trabalho maravilhoso desde que assumiu o cargo.

Sempre sorrindo!!

A primeira parte do curso foi teórica e muito rica em informações. Depois veio a parte vivencial com a proposta de criação de altares. Cada grupo escolheu um ou dois orixás para homenagear através da criatividade.

Larissa Seixas e Celeste Carneiro, arteterapeutas e professoras do curso de pós-graduação em Arteterapia Junguiana do IJBA, estavam presentes no evento.

Alunas que estão cursando a pós em arteterapia no IJBA.

A minha equipe criou um altar reverenciando Oxum e toda a sua beleza.

Arteterapeutas pós-graduadas pelo Instituto Junguiano da Bahia.

Anna Rosa, arteterapeuta e professora do curso de pós-graduação no IJBA. Linda, nos encantou com uma dança de Oxum.

Equipe da ASBART e Patrícia Pinna Bernardo.

Terminado o curso, Geraldo Barreto presenteou Patrícia Pinna em nome da ASBART e todos os presentes. Ele mesmo confeccionou em uma cabaça, um pequeno altar para Oxalá. Perfeito!!!

Gosto quando um professor consegue me fazer sonhar. E claro, quando este sonho pode se tornar realidade. A experiência começa no momento em que minhas idéias e conhecimentos se unem ao "presente" (considero cada ensinamento desta forma) oferecido pelo mestre. É com esta sensação de "encontro", de "elaboração", de "abertura para novas possibilidades" que agradeço e divulgo o Curso de Mitologia Africana e Arteterapia que aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro de 2009, quando Patrícia Pinna Bernardo dividiu conosco seu amplo conhecimento e nos encantou com a sua simplicidade, generosidade e doçura.
No seu livro A Prática da Arteterapia - Correlações entre temas e recursos - Vol. III, Mitologia Africana e Arteterapia: A força dos elementos em nossa vida, Patrícia Pinna faz a associação entre mitologia grega e africana, além de relacionar os orixás com estados emocionais e questões que os clientes nos trazem ao buscar um tratamento terapêutico. Várias técnicas e materiais artísticos são propostos dentro de um estudo que associa cada recurso ao tema desenvolvido e a demanda do cliente.
Agradeço mais uma vez à Patrícia Pinna e também à ASBART, especialmente Gracia Gonçalvez e Geraldo Barreto, incansáveis e dedicados. Um agradecimento também especial ao IJBA que foi parceiro nesta inicitiva de trazer a Salvador a Doutora Patrícia Pinna e que foi muito bem representado pela Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Arteterapia Junguiana, Drª Carla Maciel.
Felizes, portanto, todos que participaram deste evento!!!!
Ana Passaro




Nenhum comentário:

Postar um comentário